Focinho curto é uma característica dos mini porcos?
É comum algumas pessoas idealizarem características para determinados tipos de animais, e isso não é diferente com o mini porco. Muitos acreditam que para ser mini é preciso ter o focinho curto, mas será que focinho curto é uma característica dos mini porcos? No vídeo abaixo e com a leitura do artigo você entenderá um pouco sobre a produção de filhotes, o trabalho do criador, e também como essas características são determinadas.
Antes de responder apenas sim ou não, é preciso explicar o que há por trás das características físicas do seu pig, que vale para todos os seres vivos.
Entenda que cada detalhe físico, seja ele considerado bom ou não, é resultado da soma de gens passados pelo pai e pela mãe do indivíduo.
E é esse o princípio do trabalho mais complexo realizado por um criador profissional.
Muitas pessoas acreditam que qualquer pessoa que possua um casal de determinado tipo de animal, e que permita ou ocasione o seu cruzamento, é um criador, mas isso é um erro grotesco, produzido pela falta de conhecimento sobre o assunto e muitas vezes incentivado pelas ações de “criadores de fundo de quintal e líderes de vendas em sites como o olx”.
Criador é aquele que trabalha em prol do desenvolvimento e evolução de uma determinada espécie, e possui consigo uma estrutura e indivíduos variados que se complementem geneticamente possibilitando assim correções físicas, melhoras na saúde e no comportamento das gerações futuras.
Só que para o criador utilizar esses recursos e realizar bons cruzamentos, é necessário conhecimento e empenho sobre o assunto.
Muitos desses conhecimentos são adquiridos com estudo e confirmados através da prática que acontece ao longo dos anos.
É por isso que quando você compra um filhote na Oinque, não paga apenas pela sua qualidade, mas por quase 10 anos de empenho e aprendizado que adquirimos para produzir animais cada vez melhores para a sua família.
E é através desse conhecimento, que sabemos a dificuldade de desmembrar certas características físicas de outras, e uma delas é o comprimento do focinho.
Para ficar mais fácil entender, vou deixar aqui algumas observações sobre os indivíduos.
Quase sempre, animais de fuço curto, tem origem em raças como o “hiato”.
Uma raça de pequeno porte que trás consigo outro fator genético, que é o peso excessivo.
Animais que produzem muita gordura possuem um volume corporal exagerado.
Algo totalmente indesejado dentro do objetivo de produzir um mini porco de estimação, e que trás consigo problemas excessivos de saúde.
Já os animais de fuço comprido têm origem em raças como o “basset”, que são porcos bem baixos, com um peso controlado, porém com um comprimento exagerado, que é algo que também não buscamos, afinal de contas não adianta ser baixo e ter 2 metros de comprimento. Concorda?
Partindo desse princípio, lá atrás, quando iniciamos a nossa criação, utilizamos esses animais em alguns cruzamentos e selecionamos seus filhotes para participarem do nosso programa de criação, tentando encontrar um equilíbrio entre suas características, e adivinhem, depois de vários cruzamentos e seleção criteriosa, conseguimos.
Hoje nossos mini porcos quase sempre trazem um focinho mediano, que mantém a parte estética agradável, com um comprimento de corpo inferior a seus antepassados, e uma propensão a gordura corporal relativamente baixo se comparado aos antigos hiatos que citamos anteriormente.
Então a resposta para a pergunta principal desse artigo é NÃO.
Ter focinho curto não é uma característica obrigatória para ser um mini porco.
E caso tenha, é muito provável que traga consigo as demais características do passado, que pode ser muito complicado para um animal saudável e fisicamente funcional.
Agora que você sabe disso, ainda financiaria uma produção amadora para economizar alguns trocados?
Pagaria por um porquinho de fuço curto apenas por que acha mais bonitinho?
Se a resposta for sim, não encontrará o seu filhote aqui na Oinque, mas tem alguns falsos criadores pelo Brasil disposto a atender as suas expectativas e pegar o seu dinheiro.
Agora se você prioriza o bem estar e a qualidade de vida do animal, está no lugar certo.
Pode me chamar no WhatsApp e conferir as disponibilidades para escolher o seu mini porquinho de estimação.