Qual o principal problema de saúde dos mini porcos?

Quando temos um animal de estimação, seja ele um mini porco ou não, um dos nossos maiores medos é que a sua saúde não esteja bem, e que isso encurte o seu tempo de vida, ou lhe traga sofrimentos. Por isso, todo tutor apaixonado pelo seu pet precisa saber os principais problemas de saúde que ele pode vir a ter para assim prevenir, sendo essa a maneira mais eficaz de manter o seu amigo pig a salvo. No vídeo abaixo você descobrirá qual o principal problema de saúde dos mini porcos e aprenderá como evitá-lo.

Você sabe o que é compulsão alimentar?

Segundo o site do ilustre médico Dr. Draúzio Varella, “A compulsão alimentar é um transtorno alimentar cujo principal aspecto é a ingestão – durante um curto período de tempo – de uma quantidade de alimentos muito maior do que a maioria das pessoas comeria naquela circunstância, e esse episódio normalmente é associado à sensação de falta de controle, de não conseguir parar de comer ou controlar a quantidade do que está comendo.

E, diferentemente do que se possa pensar, a compulsão não acontece apenas com doces.

Os episódios compulsivos também podem ocorrer com salgados, incluindo alimentos consumidos nas refeições principais ou fora delas.”

O que a compulsão alimentar tem a ver com a saúde do meu porquinho?

De maneira resumida, podemos dizer que é semelhante ao que acontece no comportamento alimentar dos suínos. Eles estão sempre prontos para comer, e comem, comem e comem, até que não consigam mais. No passado, já tivemos casos de porquinhos vindo a óbito por indigestão depois de ingerir uma quantidade de comida muito superior ao que seria indicado para sua fase na vida.

A diferença é que no caso dos humanos, a compulsão alimentar tende a estar associada a problemas emocionais, já nos porquinhos está ligado ao seu comportamento natural, sem que precise de influências como estresse, para ativar um modo de alimentação exagerada.

E qual o problema de se comer tanto?

A obesidade e os problemas que são trazidos com ela!

A obesidade nunca vem sozinha

É comum que eu escute de clientes coisas como “quero o meu porquinho bem gordinho” ou “quero ele redondo, encostando a barriguinha no chão”, mas o que pode parecer fofo em um primeiro momento, pode representar um grande risco ao bem estar e a vida dos mini porcos.

Isso porque não é só o peso e aqueles problemas habituais da obesidade que todo mundo conhece, mas como eles são animais com um design diferente, um corpo volumoso sustentado por pequenas patas curtas, e para eles a obesidade pode ser ainda mais grave do que em outros animais e seres humanos.

Uma vez que o porquinho ultrapassa uma linha de peso indesejável reduzir se torna um grande desafio, já que não se trata de um animal que faz muitas atividades,  assim a única coisa que lhe resta é uma dieta bem restrita, que apesar de funcionar não é nada agradável e só trás efeitos de emagrecimento a longo prazo.

O problema dessa demora para emagrecer é que enquanto isso não acontece, danos irreversíveis podem estar acontecendo nas patas do seu pet, como rompimento de tendões e lesões externas que comprometam sua locomoção para sempre.

Como impedir que meu porquinho de estimação fique obeso?

Apesar da resposta para essa pergunta ser bastante óbvia, é comum que as pessoas não cheguem a ela sozinhas, mas felizmente estamos aqui para dar uma luz e salvar a saúde do seu pig.

Basta que o tutor alimente corretamente o seu pet, dando uma alimentação com a qualidade e a quantidade correta.

Entendemos que os animais usem artimanhas emocionais para conseguir o que querem, porém, assim como com os nossos filhos, não devemos ceder sempre que um “olhar pidão” ou uma pirraça é lançada em nossa direção.

Então é preciso dizer não, e pensar primeiramente na saúde e bem estar do seu animal de estimação, afinal de contas, ele só pode contar com você e precisa que seja o adulto racional nessa situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress